ONU diz que ação dos EUA na Venezuela torna “mundo menos seguro”

ONU diz que ação dos EUA na Venezuela torna “mundo menos seguro”

Organização das Nações Unidas afirma que ação americana que resultou na captura de Nicolás Maduro viola princípios fundamentais do direito internacional

A Organização das Nações Unidas (ONU) manifestou forte preocupação com a intervenção militar dos Estados Unidos na Venezuela, classificando a ação como uma violação dos princípios fundamentais do direito internacional. A declaração foi feita após a captura do presidente venezuelano deposto, Nicolás Maduro, e sua esposa Cilia Flores, por forças especiais americanas em Caracas.

Durante coletiva de imprensa em Genebra, Ravina Shamdasani, porta-voz do Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos, enfatizou que “Nenhum Estado deve ameaçar ou usar a força contra a integridade territorial ou a independência política de outro Estado”.

A ONU rejeitou categoricamente a justificativa apresentada pelos Estados Unidos para a intervenção militar. Segundo Shamdasani, embora Washington tenha citado o histórico de violações de direitos humanos do governo venezuelano, “a responsabilização por violações de direitos humanos não deve ser alcançada por meio de uma intervenção militar unilateral que viola o direito internacional”.

A porta-voz também destacou que o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos tem denunciado consistentemente a deterioração da situação na Venezuela ao longo da última década. Agora, existe o temor de que “a atual instabilidade e a crescente militarização do país, como consequência da intervenção dos Estados Unidos, agravem a situação”.

Mais notícias no N3 News

Participe do nosso canal no Whatsapp

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS