O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou através de um funcionário norte-americano que receberá a líder opositora venezuelana María Corina Machado nesta quinta-feira (15). O encontro acontece em um momento crucial após recentes eventos políticos na Venezuela.
María Corina Machado, figura proeminente na política venezuelana e vencedora do Prêmio Nobel da Paz em 2025, tem sido uma voz ativa contra o governo de Nicolás Maduro, denunciando fraudes nas eleições de julho de 2024.
* Nascida em 1967 em Caracas, María Corina Machado iniciou sua carreira política após se formar em engenharia industrial
* Em 2002, fundou a Súmate, organização dedicada à promoção de direitos políticos e monitoramento eleitoral
* Fundou o partido Vente Venezuela em maio de 2012, defendendo princípios liberais e de livre mercado
* Passou mais de um ano na clandestinidade antes de receber o Prêmio Nobel da Paz em Oslo, ocasião em que dedicou o prêmio a Trump
Trump, embora “ansioso” para encontrar Machado, já sinalizou que não pretende transferir o poder do país à opositora, alegando insuficiente apoio interno. O presidente americano demonstrou satisfação com a atual presidente interina Delcy Rodríguez, sucessora de Maduro, e manifestou interesse em também se reunir com a líder chavista.
O Vente Venezuela, partido coordenado por Machado, propõe um modelo econômico liberal para o país, defendendo o livre mercado e o respeito à propriedade privada. O partido se apresenta como uma alternativa ao socialismo, prometendo “um modelo de desenvolvimento inclusivo e liberal para gerar prosperidade, riqueza e liberdade na Venezuela”.