O Papa Leão XIV concedeu uma audiência privada à líder opositora venezuelana María Corina Machado nesta segunda-feira (12), conforme anunciado em um breve comunicado oficial do Vaticano. O encontro ocorre em um momento de intensas movimentações diplomáticas envolvendo a Venezuela.
A reunião com María Corina Machado foi confirmada através da lista oficial de audiências papais da manhã, embora o Vaticano não tenha fornecido detalhes específicos sobre o conteúdo das discussões.
No mesmo dia do encontro, houve um desenvolvimento significativo nas relações diplomáticas entre Venezuela e Itália, com o ministro das Relações Exteriores italiano, Antonio Tajani, anunciando a libertação de dois cidadãos italianos, Alberto Trentini e Mario Burlo, que estavam detidos na Venezuela desde novembro de 2024.
Em meio aos recentes acontecimentos envolvendo a captura do líder venezuelano deposto Nicolás Maduro pelos Estados Unidos, que será julgado em Nova York, o presidente Donald Trump fez declarações controversas sobre Machado, afirmando que ela “não desfruta de apoio nem de respeito em seu país”, embora tenha indicado sua disposição para um encontro com a líder opositora esta semana.
O Papa americano demonstrou sua preocupação com a situação na Venezuela em uma mensagem enviada na sexta-feira ao corpo diplomático, na qual enfatizou a importância de “respeitar a vontade do povo venezuelano e preservar os direitos humanos e civis de todos”.