Márcio Borges é eleito novo imortal da Academia Mineira de Letras

Márcio Borges é eleito novo imortal da Academia Mineira de Letras

Poeta, compositor e fundador do Clube da Esquina ocupará a cadeira nº 29, com 32 votos entre 34 acadêmicos votantes

Márcio Borges, renomado poeta, compositor e escritor mineiro, foi eleito nesta quinta-feira (22) como novo membro imortal da Academia Mineira de Letras. O artista, um dos fundadores do Clube da Esquina, conquistou a cadeira nº 29 com expressiva votação de 32 votos entre 34 votantes, superando outros 11 candidatos.

A cadeira 29, fundada por Lindolpho Gomes e que tem como patrono Aureliano Pimentel, já foi ocupada por importantes personalidades como Milton Campos, Pedro Aleixo e Gustavo Capanema. O último ocupante foi José Fernandes, falecido em outubro de 2025.

O presidente da Academia, Jacyntho Lins Brandão, celebrou a chegada do novo acadêmico: “A eleição de Márcio Borges para a AML implica o reconhecimento desta casa a tudo que ele tem feito pela cultura brasileira, como poeta e músico. Ao mesmo tempo, sua chegada honra a AML, ao aliar a nossa história a do Clube da Esquina e, por consequência, a toda rica produção musical mineira”.

Trajetória Artística

* Natural de Belo Horizonte, Márcio Borges, aos 75 anos, iniciou sua carreira artística em 1968, construindo uma sólida trajetória nacional e internacional ao lado do parceiro musical Milton Nascimento.

* Como compositor, acumula mais de duzentas composições gravadas por grandes nomes da música, incluindo Elis Regina, Nana Caymmi, Wayne Shorter e Sérgio Mendes.

* O Clube da Esquina, movimento que criou junto com Milton Nascimento e seu irmão Lô Borges, reuniu diversos artistas como Fernando Brant, Beto Guedes e Toninho Horta, gerando centenas de álbuns em meio século de atividade.

Literatura e Reconhecimento

* Publicou obras importantes como “Os Sonhos Não Envelhecem – Histórias do Clube da Esquina” (1996), atualmente em sua décima terceira edição.

* Em 2022, lançou em co-autoria com Cris Fuscaldo o livro “De Tudo Se Faz Canção”, celebrando os 50 anos do disco Clube da Esquina.

* Realiza o seminário “As Palavras Cantadas” em diversas cidades brasileiras, incentivando a composição de letras musicais.

O Clube da Esquina, movimento musical brasileiro fundado por Márcio Borges, Milton Nascimento e Lô Borges no final da década de 1960 em Belo Horizonte, é considerado um dos mais importantes da MPB. O nome originou-se do encontro das ruas Paraisópolis e Divinópolis, no bairro Santa Teresa, ponto de encontro dos músicos.

A contribuição de Márcio Borges para a cultura brasileira se estende além da música, incluindo sua atuação como cinéfilo e diretor de espetáculos musicais. Em 2011, apresentou-se no auditório da ONU em Nova Iorque, em uma palestra-show com Milton Nascimento e Lô Borges, demonstrando a amplitude de seu reconhecimento internacional.

Mais notícias no N3 News

Participe do nosso canal no Whatsapp

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS