Maduro e esposa enfrentam primeira audiência nos EUA

Maduro e esposa enfrentam primeira audiência nos EUA

Venezuelano e sua esposa Cilia Flores enfrentarão primeira audiência após captura em operação militar dos EUA por acusações de narcotráfico

Nicolás Maduro e sua esposa Cilia Flores, capturados na Venezuela durante uma operação militar dos Estados Unidos, devem comparecer à sua primeira audiência em um tribunal federal americano nesta segunda-feira, 5, para ouvir as acusações contra eles.

A audiência está programada para as 14h (horário de Brasília) no Tribunal Distrital Federal de Manhattan, onde o juiz Alvin K. Hellerstein, veterano com quase três décadas de experiência, conduzirá o processo. O casal enfrenta acusações de tráfico de cocaína e narcoterrorismo pelo Departamento de Justiça dos EUA.

Operação de Captura

* Maduro foi encontrado às 2h da madrugada no Forte Tiuna, uma base militar no centro de Caracas que abriga a cúpula do governo venezuelano
* O casal foi inicialmente transportado para o porta-aviões ISS Iwo Jima no Mar do Caribe
* Após uma parada na base naval de Guantánamo, foram levados em um avião governamental 757 do FBI até a Base Aérea Stewart em Nova York
* Por fim, foram transferidos de helicóptero para Manhattan e posteriormente para o Brooklyn

Centro de Detenção

O ex-ditador ficará detido no Centro de Detenção Metropolitano do Brooklyn (MDC), uma instalação que já abrigou diversos criminosos notórios, incluindo:

* Sean Combs (P. Diddy), acusado de tráfico sexual
* Ghislaine Maxwell, ex-namorada de Jeffrey Epstein
* José Maria Marin, ex-presidente da CBF
* Luigi Mangione, acusado de assassinato do CEO da UnitedHealthcare

O MDC é conhecido por suas condições precárias de funcionamento. Em 2024, o Departamento de Prisões dos EUA suspendeu temporariamente o envio de detentos para o local após diversos incidentes graves, incluindo mortes de detentos. Um advogado chegou a chamar a prisão de “inferno na terra”.

Em 2019, um apagão de energia durante o inverno deixou os detentos em celas sem aquecimento por uma semana. Uma investigação do The New York Times revelou um histórico de negligência e brutalidade na unidade, que atualmente abriga 1.336 detentos.

O julgamento de Maduro e Cilia deve ocorrer em mais de um ano, e as acusações foram baseadas em uma investigação da Administração de Combate às Drogas dos EUA (DEA). Entre os acusados também está um filho de Maduro, cujo paradeiro permanece desconhecido.

Mais notícias no N3 News

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS