Lula celebra acordo entre Mercosul e União Europeia em encontro no Rio

Lula celebra acordo entre Mercosul e União Europeia em encontro no Rio

Presidente destaca importância da parceria para democracia global durante encontro com Ursula von der Leyen no Rio de Janeiro

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou nesta sexta-feira, 16, a importância do acordo de parceria entre Mercosul e União Europeia, enfatizando seus benefícios para o fortalecimento da democracia global e do multilateralismo. A declaração foi feita durante encontro com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, no Palácio do Itamaraty, no Rio de Janeiro.

“A União Europeia e o Mercosul compartilham valores como o respeito à democracia, ao Estado de Direito e aos direitos humanos. O Acordo que vai ser assinado amanhã em Assunção, no Paraguai, é bom para o Brasil, é bom para o Mercosul, é bom para a Europa. E é bom, e muito bom, sobretudo para o mundo democrático e para multilateralismo”, declarou Lula.

O acordo, que está em negociação desde 1999 com os membros fundadores do bloco sul-americano (Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai), tem previsão de ratificação para o primeiro semestre. Lula ressaltou que a conclusão das negociações era uma das prioridades de seu terceiro mandato, destacando que o acordo transcende aspectos puramente econômicos.

“A União Europeia e o Mercosul compartilham valores como o respeito à democracia, ao Estado de Direito e aos direitos humanos. Mais diálogo político e mais cooperação vão garantir padrões elevados de respeito aos direitos trabalhistas e a defesa do meio ambiente”, afirmou o presidente.

Durante seu pronunciamento, Lula também destacou que seu governo concluiu três importantes acordos comerciais para o Mercosul: com a União Europeia, com a Associação Europeia de Livre Comércio (EFTA) e com Singapura. O presidente ainda mencionou planos futuros: “Continuaremos trabalhando para abrir mais mercados e para construir novas parcerias no mundo todo, em particular com Canadá, México, Vietnã, Japão e China”.

A assinatura oficial do acordo está programada para acontecer no sábado, 17, em Assunção, Paraguai, marcando um momento histórico nas relações entre os dois blocos econômicos e reforçando o compromisso com o comércio internacional e a cooperação multilateral.

Mais notícias no N3 News

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS