O Kremlin anunciou um progresso significativo nas negociações técnicas relacionadas ao conflito na Ucrânia, destacando o início de discussões sobre temas complexos e a confirmação da continuidade do grupo trilateral de trabalho. A informação foi compartilhada pelo porta-voz presidencial russo, Dmitry Peskov, em comunicado à imprensa.
De acordo com as declarações oficiais do Kremlin, divulgadas pela agência russa RIA Novosti, o simples fato de as partes terem começado a debater questões sensíveis já representa um avanço significativo no processo de negociação. “De modo geral, o fato de que, em nível técnico, esteja sendo discutido todo um conjunto de temas complexos ligados ao acordo pode, em termos gerais, já ser considerado um avanço. É o início desse diálogo”, afirmou Peskov.
O porta-voz do Kremlin enfatizou que foi estabelecido um acordo para a continuidade dos trabalhos do grupo trilateral sobre a Ucrânia. “São negociações muito complexas, que começaram em nível técnico. Como vocês sabem, foi alcançado um entendimento para que elas continuem. O trabalho seguirá”, explicou aos jornalistas.
As discussões do grupo de trabalho trilateral sobre questões de segurança contaram com a participação de representantes da Rússia, dos Estados Unidos e da Ucrânia, tendo como sede Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos.