Roberto Farias Thomaz, jovem de 20 anos, foi encontrado com vida após permanecer cinco dias desaparecido no Pico do Paraná. Em uma demonstração extraordinária de sobrevivência, ele percorreu mais de 20 quilômetros sem alimentação e sem seus óculos de grau, até chegar à Usina Hidrelétrica CGH de Cacatu.
O jovem iniciou sua trilha no dia 1º de janeiro e foi encontrado apenas na segunda-feira (5). Durante o período em que esteve perdido, Roberto Farias Thomaz sobreviveu apenas com água de cachoeiras que encontrou pelo caminho.
* Roberto Farias Thomaz foi localizado ao chegar em uma fazenda próxima à usina hidrelétrica, onde conseguiu fazer contato com sua família. Imagens que circularam nas redes sociais mostram o momento de sua chegada, carregando uma mochila e uma garrafa, com visível dificuldade para caminhar.
* Em seu primeiro contato com a irmã, Roberto relatou: “Estou cheio de roxos, com várias escoriações e sem enxergar, porque perdi meus óculos. Mas estou bem”. Durante a emocionante conversa, ele confirmou sua identidade e aguardou a chegada das autoridades e familiares.
* A família compartilhou a notícia nas redes sociais com uma mensagem de alívio: “Encontramos o Roberto. Ele está vivo, está bem e já estamos o encaminhando para o hospital!”
Roberto Farias Thomaz foi encaminhado ao Hospital Municipal de Antonina, onde permanece internado. Segundo o médico Oswando, responsável pelo atendimento, apesar do longo período na mata, o paciente chegou lúcido e sem ferimentos graves.
Por precaução e para readaptação do organismo, foi estabelecido um protocolo de alimentação gradual, iniciando com dieta líquida após 24 horas de internação, antes de progredir para alimentos sólidos.
Em um momento de emoção durante o reencontro, Roberto declarou à irmã: “Foi Deus, foi Deus. Se você visse o meu estado, não acreditaria”.