Israel iniciou no domingo (25/1) uma operação militar de grande escala na Faixa de Gaza com o objetivo específico de localizar os restos mortais do policial Ran Gvili, último refém israelense no território palestino. Esta busca ocorre em paralelo a discussões cruciais sobre a abertura da fronteira com o Egito em Rafah.
A recuperação do corpo de Ran Gvili representa um ponto crucial nas negociações entre Israel e Palestina, sendo considerada fundamental para o avanço das conversações de paz e a implementação da segunda fase do acordo de cessar-fogo mediado pelos Estados Unidos.
O governo israelense declarou que “Após a conclusão desta operação, e segundo o que foi acordado com os Estados Unidos, Israel abrirá a passagem de Rafah”. Até o momento, não foi estabelecido um prazo específico para a conclusão da operação no território palestino.
A operação de busca por Ran Gvili é vista como o último obstáculo significativo para a progressão das negociações de paz e a normalização do fluxo na fronteira de Rafah, ponto estratégico entre Gaza e o Egito.