Irã promete retorno da internet após protestos

Irã promete retorno da internet após protestos

Governo iraniano anuncia restabelecimento gradual do acesso à internet e oferece clemência a jovens manifestantes que se entregarem em três dias

O governo do Irã anunciou que restaurará gradualmente o acesso à internet no país esta semana, após 11 dias de restrições. Simultaneamente, as autoridades policiais ofereceram clemência aos jovens manifestantes considerados “enganados” durante os protestos antigovernamentais.

Hossein Afshin, vice-presidente iraniano de Ciência, Tecnologia e Economia do Conhecimento, confirmou em declaração à televisão estatal que “a internet voltará ao normal de forma gradual nesta semana”. No domingo, houve uma breve liberação do acesso limitado a alguns sites estrangeiros, como o Google, embora os links dos resultados de busca permanecessem inacessíveis até segunda-feira.

Em uma tentativa de apaziguar os protestos, o chefe da polícia nacional, Ahmad-Reza Radan, anunciou à televisão estatal uma proposta de anistia. “Os jovens que se envolveram involuntariamente nos protestos são considerados indivíduos que foram enganados, não soldados inimigos”, declarou Radan, acrescentando que estes “serão tratados com indulgência pelo sistema da República Islâmica”. A oferta, no entanto, tem prazo limitado de três dias para que os manifestantes se entreguem às autoridades.

Mais notícias no N3 News

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS