O presidente da FIFA, Gianni Infantino, reuniu-se nesta segunda-feira (26) em Brasília com o presidente Lula e o presidente da CBF, Samir Xaud, para discutir principalmente a realização da Copa do Mundo de Futebol Feminino no Brasil. O encontro, que também contou com a presença do vice-presidente da CBF, Gustavo Dias Henrique, e do ministro do Esporte, André Fufuca, abordou diversos temas relacionados ao futebol brasileiro e internacional.
O foco principal da reunião foi o futebol feminino, com Samir Xaud destacando a importância do evento para o desenvolvimento da modalidade. “O tema foi futebol feminino. Eu acho que a gente está vivendo um momento ímpar com esse grande evento que se vai ter aqui no Brasil. Vai ser um divisor de águas para o nosso futebol feminino, futebol sul-americano principalmente. E a gente tá aqui com com o presidente Infantino que apoia 100% do evento. Essa parceria tá muito boa”, afirmou o presidente da CBF.
Durante o encontro, também foram discutidos outros temas relevantes para o cenário futebolístico:
* A Copa do Mundo Masculina de 2026, que será realizada nos Estados Unidos, México e Canadá, foi abordada na reunião. Infantino comentou sobre o potencial da Seleção Brasileira: “Falamos também do Mundial masculino, que vai acontecer neste ano nos Estados Unidos, México e Canadá. E claro que o Brasil tem uma Seleção muito preparada e muito forte”.
* O presidente Lula apresentou a intenção do Brasil em sediar o Mundial de Clubes de 2029, conforme informação divulgada pelo colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo. Esta candidatura coloca o Brasil na disputa com outros países interessados, como Espanha, Marrocos e Catar, embora nenhuma proposta tenha sido oficialmente protocolada junto à FIFA até o momento.
A reunião representa um momento significativo para o futebol brasileiro, especialmente para o desenvolvimento do futebol feminino no país. O apoio da FIFA, manifestado através da presença de Infantino, demonstra o reconhecimento internacional do potencial brasileiro para sediar grandes eventos esportivos e contribuir para o crescimento do esporte.