O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) oficializou nesta segunda-feira (5) o reconhecimento do estado de emergência em quatro municípios de Minas Gerais que foram severamente afetados por desastres naturais.
As cidades de Itabira, na Região Central, Rio Novo e Viçosa, na Zona da Mata, enfrentaram problemas causados por chuvas intensas, enquanto São Gonçalo do Abaeté, localizada na Região Noroeste, foi atingida por um forte vendaval.
Com a publicação do reconhecimento no Diário Oficial da União, o MIDR estabelece que as administrações municipais podem solicitar recursos federais para ações emergenciais de defesa civil, incluindo:
* Aquisição de cestas básicas para famílias afetadas
* Distribuição de água mineral para áreas comprometidas
* Fornecimento de refeições para equipes de voluntários
* Disponibilização de kits de limpeza e higiene pessoal
O cenário atual do período chuvoso em Minas Gerais já afetou mais de 30 municípios, que se encontram em situação de emergência. A maior parte dos decretos está relacionada às chuvas intensas, mas também há registros de emergências causadas por vendavais, enxurradas, deslizamentos e precipitação de granizo.
Em Rio Novo, um dos municípios afetados, houve registro de deslizamento de barranco que atingiu uma garagem e residências, evidenciando a gravidade da situação enfrentada pela região.