O Cruzeiro anunciou oficialmente neste sábado (10) a contratação do meio-campista Gerson, que estava no Zenit da Rússia. O jogador, conhecido como “Coringa”, assinou contrato com o clube mineiro até o final de 2030, na contratação mais cara da história do futebol brasileiro.
A negociação, que foi finalizada na última quinta-feira (8), envolveu valores expressivos: 27 milhões de euros fixos, além de 3 milhões de euros em bônus a serem pagos ao clube russo.
O anúncio foi feito de forma criativa nas redes sociais do clube:
* O Cruzeiro preparou uma série de “prévias” antes do anúncio oficial, incluindo fotos do Mineirão, do Edifício Niemeyer e da Toca da Raposa com a frase “Why so serious?”, referência ao apelido “Coringa” do jogador
* Um vídeo temático inspirado no jogo “Grand Theft Auto” foi publicado, mostrando Gerson cumprimentando Pedro Lourenço, acionista da SAF do clube, e declarando: “Agora sou Cabuloso. Vapo”
A negociação contou com participações importantes de diversos agentes:
* Marcão Silva, pai e empresário do atleta, teve papel fundamental nas tratativas
* O empresário André Cury atuou como intermediário
* A chegada de Bruno Spindel como executivo de futebol do Cruzeiro foi decisiva para concretizar o negócio
* O técnico Tite deu aval para a contratação
Gerson, de 28 anos, chega ao Cruzeiro como principal reforço para a temporada 2026, especialmente visando a Copa Libertadores. O meio-campista, que ainda mantém aspirações de retornar à Seleção Brasileira, viu no clube mineiro uma oportunidade de voltar ao radar da equipe nacional.
Com passagens destacadas por clubes como Fluminense, Roma, Fiorentina, Flamengo, Olympique de Marseille e Zenit, Gerson se junta a outros reforços do Cruzeiro para 2026: o goleiro Matheus Cunha, e os atacantes Néiser Villarreal e Chico da Cunha.
O jogador, que iniciou sua carreira como uma “joia de Xerém” no Fluminense em 2015, teve suas passagens mais exitosas no Flamengo, onde conquistou títulos importantes e recebeu convocações para a Seleção Brasileira.