Fachin, Alcolumbre e Motta não comparecem ao ato dos três anos do 8 de janeiro

Fachin, Alcolumbre e Motta não comparecem ao ato dos três anos do 8 de janeiro

Presidente do STF se junta aos presidentes da Câmara e do Senado na ausência da cerimônia que marca três anos dos ataques aos Poderes

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enfrentará ausências significativas no ato que marca os três anos dos ataques às sedes dos Poderes, ocorridos em 8 de janeiro de 2023. O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Edson Fachin, confirmou através de sua assessoria que não participará da cerimônia programada para esta quinta-feira (8) no Palácio do Planalto.

A solenidade, organizada pelo governo Lula, não contará também com a presença dos presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), evidenciando um distanciamento crescente entre os Poderes em relação ao tema.

O evento demonstra uma perda significativa de capacidade de mobilização política para além da esquerda. A pauta do 8 de Janeiro tem gerado tensões com forças políticas aliadas ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que foi condenado e preso como um dos líderes da trama golpista que resultou nos ataques.

Os ataques às sedes dos Poderes em 2023 foram realizados por grupos insatisfeitos com a vitória de Lula sobre Bolsonaro na eleição presidencial de 2022. Na época, a reação às depredações conseguiu unir a cúpula da República em torno do presidente, mas esse poder de união tem diminuído com o passar do tempo.

Em um desenvolvimento recente, o Congresso Nacional aprovou, no final de 2025, um projeto que visa reduzir as penas de Bolsonaro e aliados condenados pela trama golpista. Lula já manifestou sua intenção de vetar o texto, com a expectativa de que o veto seja oficializado durante a cerimônia desta quinta-feira.

Mais notícias no N3 News

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS