EUA, Rússia e Ucrânia realizam primeira reunião trilateral para negociar fim da guerra

EUA, Rússia e Ucrânia realizam primeira reunião trilateral para negociar fim da guerra

Representantes se reúnem na capital dos Emirados Árabes para discutir questões territoriais e de segurança

Representantes de alto nível da Rússia, Ucrânia e Estados Unidos se reúnem nesta sexta-feira (23) em Abu Dhabi para discutir questões territoriais e de segurança relacionadas ao conflito ucraniano. O encontro trilateral foi confirmado após uma reunião em Moscou entre o presidente russo Vladimir Putin e o enviado americano Steve Witkoff.

“Ficou acordado que a primeira reunião de um grupo de trabalho trilateral sobre questões de segurança ocorrerá em Abu Dhabi a partir de hoje”, informou Yuri Ushakov, assessor diplomático do Kremlin, aos jornalistas.

Delegações de Alto Nível

* A Rússia será representada pelo general Igor Kostiukov, oficial superior do Estado-Maior
* A delegação ucraniana inclui o secretário do Conselho de Segurança, Rustem Umerov; o chefe do gabinete presidencial, Kirill Budanov; seu vice, Sergi Kislitsya; o líder do partido presidencial, David Arakhamia; e o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, general Andrii Gnatov
* Os Estados Unidos participam com Steve Witkoff, que esteve anteriormente com Putin em Moscou, acompanhado por Jared Kushner

Pontos Cruciais da Negociação

* A região do Donbass é um tema central nas discussões, conforme destacado pelo presidente ucraniano Volodimir Zelensky
* A Rússia, que controla aproximadamente 20% do território ucraniano, exige a retirada completa das tropas ucranianas do Donbass
* Moscou também demanda que Kiev se comprometa a não aderir à OTAN

Paralelamente ao encontro principal, uma reunião econômica acontecerá entre Witkoff e o enviado do Kremlin para assuntos econômicos internacionais, Kirill Dmitriev, também em Abu Dhabi.

Ushakov enfatizou que o encontro prévio entre Putin e Witkoff em Moscou foi “útil em todos os sentidos” e destacou que “os americanos se empenharam muito na preparação para esta reunião”.

Zelensky, que teve um encontro recente com Trump no Fórum de Davos, afirmou que as garantias de segurança dos Estados Unidos à Ucrânia estão prontas, aguardando apenas assinaturas presidenciais e aprovação dos parlamentos nacionais.

Enquanto as negociações acontecem, Moscou mantém sua posição de continuar suas operações militares. A capital ucraniana enfrenta severos desafios com apagões massivos e cortes no fornecimento de energia e calefação durante o inverno, resultado da intensificação dos ataques russos à infraestrutura energética.

Mais notícias no N3 News

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS