EUA retiram acusação de que Maduro era líder de cartel na Venezuela

EUA retiram acusação de que Maduro era líder de cartel na Venezuela

Departamento de Justiça americano remove alegações sobre liderança do presidente venezuelano no Cartel de Los Soles e reduz escopo das acusações

Os Estados Unidos recuaram de uma acusação significativa contra o presidente venezuelano Nicolás Maduro, anteriormente apontado como líder do Cartel de Los Soles. A mudança ocorre após uma revisão do processo pelo Departamento de Justiça americano, que alterou substancialmente as alegações contra o líder venezuelano.

A modificação nas acusações representa uma mudança importante na postura do governo americano em relação ao caso, que inicialmente classificava o Cartel de Los Soles como uma Organização Terrorista Estrangeira (FTO) e apontava Maduro como seu líder principal.

* Em 2020, o Departamento de Justiça dos EUA apresentou uma acusação formal que identificava Maduro como líder do Cartel de Los Soles, mencionando sua suposta relação com o grupo 32 vezes no documento.

* Na nova versão da acusação, as referências ao cartel foram drasticamente reduzidas para apenas duas menções, removendo completamente a alegação de liderança de Maduro.

* O documento atual substituiu as acusações anteriores por referências a um “sistema de clientelismo” e uma “cultura de corrupção” alimentados por recursos do narcotráfico.

* A nova acusação compara as ações de Maduro às de seu antecessor, Hugo Chávez, descrevendo ambos como participantes na perpetuação e proteção do sistema de clientelismo.

Segundo informações do New York Times, Maduro agora enfrenta acusações de tráfico de drogas, armas e conspiração. O Departamento de Justiça americano indica que os lucros do tráfico “fluem para funcionários de baixa patente, que operam em um sistema de clientelismo comandado pelos que estão no topo”.

Em audiência de custódia realizada nesta segunda-feira (5), perante o juiz federal Alvin K. Hellerstein, de 92 anos, Maduro e sua esposa, Cilia Flores, se declararam inocentes. Uma nova audiência foi agendada para 17 de março, às 13h (horário de Brasília).

O governo americano não se pronunciou sobre os motivos da mudança nas acusações, que levanta questionamentos sobre a legitimidade da designação do Cartel de Los Soles como uma Organização Terrorista Estrangeira.

Mais notícias no N3 News

Participe do nosso canal no Whatsapp

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS