O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, revelou detalhes de uma conversa telefônica com o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, onde discutiram o potencial da América Latina na geração de energia limpa. Durante a ligação, ocorrida na quarta-feira, 7, Petro abordou as diferentes perspectivas sobre as relações entre Estados Unidos e América Latina.
Em sua conta no X, Petro compartilhou uma imagem gerada por inteligência artificial retratando uma águia, símbolo americano, ao lado de uma onça pintada, representando a América do Sul, para ilustrar o diálogo entre as nações.
Em resposta ao interesse de Trump no petróleo venezuelano, Petro apresentou uma proposta alternativa focada no potencial de energia limpa sul-americano. “Um uso da América Latina apenas para petróleo levaria à destruição do direito internacional e, portanto, à barbárie e a uma terceira guerra mundial”, alertou o presidente colombiano.
Petro destacou dados significativos sobre o potencial energético: “A América do Sul produz 1400 GW, enquanto a demanda dos EUA por energia que substitui o petróleo e o carvão é de 840 GW anuais, ou seja, a América Latina pode fazer com que 100% da matriz energética dos EUA seja limpa, e isso seria o maior passo na luta para deter a crise climática em favor da vida”.
O líder colombiano estimou que seria necessário um investimento de US$ 500 bilhões para desenvolver a exploração de energia limpa no continente, apresentando uma alternativa sustentável aos combustíveis fósseis.