Um grave incidente de deslizamento em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, forçou a evacuação de duas famílias na noite de quarta-feira (21). O caso ocorreu quando o piso de uma residência, construída irregularmente sobre um córrego, cedeu formando uma grande cratera que engoliu um veículo de entregas.
O incidente em Ribeirão das Neves mobilizou as autoridades locais, que precisaram resgatar os moradores, incluindo um bebê de quatro meses, através da janela do imóvel. A Defesa Civil manteve a interdição do local após vistoria realizada na quinta-feira (22).
A agente da Defesa Civil de Ribeirão das Neves, Katiucia Rodrigues, explicou a situação: “Aqui embaixo passa um córrego. Os moradores edificaram lajão sobre o córrego, então com os esgotos e o volume de água pluvial acabou descalçando o talude e causando esse deslizamento.”
O proprietário do veículo atingido, Lourival Pinto Ferreira, lamentou as perdas materiais: “Esse carro é para eu entregar as mercadorias pros clientes, porque eles me pedem para levar por ficar mais em conta. Ah, tinha rolo de fio, tinha móvel, tinha armário, tinha potência de carro, tinha alto-falante, tinha balcão, tinha pia, tinha um monte de coisa.”
Uma moradora local, Rosângela Miguel Benedito, compartilhou seu temor: “Então, a gente já estava deitada para dormir na sala, aí eu ouvi barulho. Eu falei: “nossa, batida”. Tô com medo porque já não é a primeira vez que acontece isso comigo lá na minha casa. Então, eu tô com muito drama.”
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para Belo Horizonte e região metropolitana, incluindo Ribeirão das Neves, sobre riscos de grandes alagamentos e deslizamentos devido à atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). As previsões indicam possibilidade de chuvas superiores a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia.
Recomendações da Defesa Civil:
* Desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia
* Observar alterações nas encostas
* Permanecer em local abrigado
* Proteger pertences com sacos plásticos em caso de inundação
* Manter contato com Defesa Civil (199) e Corpo de Bombeiros (193)
O imóvel permanece sob risco de desmoronamento total, segundo avaliação da Defesa Civil, que mantém monitoramento constante da área.