Defesa Civil alerta para alto risco de deslizamentos em BH

Defesa Civil alerta para alto risco de deslizamentos em BH

Nove das dez regiões da capital mineira estão sob alerta devido às chuvas intensas, com Venda Nova apresentando risco forte de desabamentos

As chuvas persistentes em Belo Horizonte elevaram o nível de alerta para risco geológico em nove das dez regiões da capital mineira. A situação é especialmente crítica na Região de Venda Nova, que passou de alerta moderado para forte risco de desabamentos e deslizamentos.

A Defesa Civil municipal atualizou o status de alerta em várias regiões da cidade. As regiões Centro-Sul, Oeste, Noroeste, Nordeste e Barreiro encontram-se sob alerta moderado, enquanto Venda Nova, Pampulha e Norte estão em situação de risco forte.

Critérios de Classificação dos Riscos

* O alerta moderado é emitido quando a intensidade da chuva atinge ou supera 50 mm em 48 horas
* O risco forte é declarado quando o acumulado de chuva ultrapassa 70 mm em 72 horas
* Ambas as situações apresentam riscos significativos de deslizamentos e desabamentos

Janeiro de 2026 tem apresentado um volume significativo de precipitações, algo já previsto pela meteorologia, considerando que este é tradicionalmente um mês chuvoso em Belo Horizonte. A média climatológica de precipitações para o mês é de 330,9 milímetros (mm) por regional, conforme dados da Defesa Civil municipal.

A geógrafa Letícia Oliveira Freitas explica a gravidade da situação: “O cenário é de escoamento superficial com grande volume de chuva e rápida velocidade, em decorrência do relevo com declividade acentuada, da ausência de áreas verdes, do alto grau de impermeabilização do solo e das deficiências do sistema de drenagem, que resultam em ocorrência de pontos de alagamentos, enchentes e deslizamentos”.

Recomendações de Segurança

* Evitar permanecer em residências localizadas em áreas muito inclinadas ou sujeitas a soterramento
* Buscar locais seguros em caso de risco iminente
* Em emergências, contatar a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193)
* Evitar áreas de inundação e não trafegar em ruas sujeitas a alagamentos
* Não se abrigar ou estacionar veículos embaixo de árvores

A situação é agravada pela irregularidade das chuvas, que segundo especialistas, é uma consequência das mudanças climáticas, resultando em eventos extremos cada vez mais frequentes e severos, afetando diretamente a qualidade de vida, segurança, saúde e infraestrutura da cidade.

Mais notícias no N3 News

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS