Ciclone extratropical pode provocar temporais e granizo em nove estados

Ciclone extratropical pode provocar temporais e granizo em nove estados

Fenômeno deve aumentar a instabilidade e elevar volumes de chuva, com risco de alagamentos e deslizamentos, segundo o MetSul

Um novo ciclone extratropical deve afetar nove estados brasileiros, trazendo consigo a possibilidade de chuvas intensas, temporais e queda de granizo. O Instituto MetSul emitiu alerta para Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Goiás, Rio Grande do Sul e Espírito Santo.

Segundo o MetSul, “Nesta sexta-feira, uma área de baixa pressão vai migrar do Paraguai para o Sudeste do Brasil. No fim de semana, este centro de baixa pressão vai estar sobre o Atlântico e se aprofundará em mar aberto, distante do continente, com trajetória para o Sul”.

Principais impactos previstos:

* O fenômeno, embora não seja considerado intenso, canalizará umidade para o Centro-Sul do Brasil, intensificando a instabilidade tropical em diversos estados.

* Os estados mais afetados serão Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, localizados no Centro do Brasil.

* O instituto alerta que “Nas áreas mais afetadas pelas duas áreas de baixa pressão, muitas cidades podem somar, no período, 100 mm a 200 mm, mas alguns pontos podem atingir marcas tão altas quanto 200 mm a 300 mm”.

* Há risco de alagamentos, enxurradas e inundações repentinas devido ao alto volume de chuva em curto período. Em áreas de relevo, existe possibilidade de desmoronamento de rochas e quedas de barreiras.

Uma segunda área de baixa pressão é prevista para os dias 2 e 3 de fevereiro, deslocando-se do Paraguai para o Paraná e São Paulo. O MetSul indica que, no momento, não há previsão de que esta segunda área se transforme em um ciclone.

O ciclone extratropical é um fenômeno caracterizado por um sistema de baixa pressão atmosférica que ocorre em latitudes médias. Diferente dos ciclones tropicais (furacões e tufões), são geralmente menos intensos, mas ainda podem causar danos significativos em áreas habitadas.

Este tipo de fenômeno se forma a partir da diferença de temperatura entre a região equatorial e as latitudes médias, sendo comum na Europa, América do Norte e Ásia, podendo também ocorrer no Brasil.

Mais notícias no N3 News

Participe do nosso canal no Whatsapp

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS