O primeiro episódio da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) de 2026, associado a uma frente fria, está provocando chuvas intensas e queda nas temperaturas em Juiz de Fora e região, conforme informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
A ZCAS, sistema meteorológico característico do verão brasileiro, forma-se quando uma extensa faixa de nuvens carregadas se estende da região amazônica até o Sudeste e o Atlântico, mantendo precipitações concentradas por vários dias consecutivos nas mesmas áreas.
O Inmet emitiu um alerta de chuvas intensas para a Zona da Mata e o Campo das Vertentes, com previsão até quarta-feira (7):
* Volumes esperados entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia
* Ventos podem atingir até 60 km/h
* Previsão de pancadas fortes, trovoadas e rajadas de vento
* Céu deve permanecer encoberto durante todo o período
O climatologista Alexandre Bittencourt explica o fenômeno: “Essa massa de ar polar ligada à Zona de Convergência do Atlântico Sul, que chegou no fim de semana, quebrou a onda de calor e favoreceu a ocorrência de chuvas fortes. A frente fria deve continuar atuando pelos próximos três dias, com volume significativo de chuva”.
Em Juiz de Fora e Barbacena, as temperaturas máximas devem ficar em torno de 20°C até quarta-feira, com mínimas entre 14°C e 16°C. A partir de quinta-feira, com o enfraquecimento da ZCAS e o afastamento da frente fria, espera-se diminuição das chuvas e elevação gradual das temperaturas.
Para o fim de semana, a previsão indica retorno do calor, com máximas podendo atingir 28°C em Barbacena e 31°C em Juiz de Fora.
O Inmet prevê que janeiro de 2026 terá chuvas irregulares em Minas Gerais, com volumes acima da média apenas em áreas específicas do estado. Na Zona da Mata, Campo das Vertentes e outras regiões, a tendência é de precipitações dentro ou abaixo da média histórica, com temperaturas acima do normal na maior parte do estado.
Mesmo com a previsão de chuvas irregulares, o instituto alerta para o risco de precipitações intensas em curtos períodos, especialmente durante eventos de ZCAS, aumentando a possibilidade de alagamentos, enxurradas e deslizamentos.