Chuva extremamente forte atinge Belo Horizonte e Defesa Civil emite alerta severo

Chuva extremamente forte atinge Belo Horizonte e Defesa Civil emite alerta severo

Aviso de temporais com raios e ventos de até 50 km/h vale até 8h de sexta; Barreiro, Pampulha, Noroeste e Centro-Sul estão entre as regiões mais afetadas

A capital mineira foi surpreendida por uma chuva de forte a extremamente forte no final da tarde e início da noite desta quinta-feira (29). O temporal, previsto em alerta emitido pela Defesa Civil, atingiu com maior intensidade as regionais Barreiro, Oeste e Centro-Sul, mas se espalhou por praticamente toda a cidade.

De acordo com o último boletim divulgado pela Defesa Civil de Belo Horizonte, às 18h25, pela rede social X (antigo Twitter), a chuva tinha intensidade “extremamente forte” nas regionais Pampulha e Noroeste, e “forte” no Centro-Sul. Em Venda Nova, Norte, Nordeste e Oeste, a chuva era moderada, enquanto no Barreiro a intensidade passou para fraca no momento da atualização.

O alerta severo para chuvas intensas na capital foi emitido via mensagem aos celulares da população e permanece válido até as 8h desta sexta-feira (30). O órgão alerta para a possibilidade de pancadas de chuva com volume entre 20 e 40 milímetros, acompanhadas de raios e rajadas de vento que podem atingir os 50 km/h.

Recomendações de segurança
Diante da intensidade do temporal, a Defesa Civil reforça uma série de medidas de proteção para evitar acidentes:

  • Redobre a atenção e evite áreas de inundação.
  • Não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões durante a chuva forte.
  • Não atravesse ruas alagadas e não permita que crianças brinquem em enxurradas ou próximo a córregos.
  • Não se abrigue e nem estacione veículos debaixo de árvores ou próximo a torres de transmissão.
  • Tenha atenção especial se mora em áreas de encostas e morros.
  • Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Em caso de identificação, ligue imediatamente para a CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
  • Se notar rachaduras nas paredes de casa, ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente à Defesa Civil (199).
  • Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas, nem no topo de prédios, e evite o uso de equipamentos elétricos conectados à tomada.

A população deve ficar atenta aos novos comunicados da Defesa Civil, que monitora a situação. O órgão também pode ser acionado em caso de emergências relacionadas às chuvas através do número 199. Para problemas com a rede elétrica, o contato deve ser feito com a CEMIG, no 116.

Mais notícias no N3 News

Participe do nosso canal no Whatsapp

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS