A capital mineira foi surpreendida por uma chuva de forte a extremamente forte no final da tarde e início da noite desta quinta-feira (29). O temporal, previsto em alerta emitido pela Defesa Civil, atingiu com maior intensidade as regionais Barreiro, Oeste e Centro-Sul, mas se espalhou por praticamente toda a cidade.
De acordo com o último boletim divulgado pela Defesa Civil de Belo Horizonte, às 18h25, pela rede social X (antigo Twitter), a chuva tinha intensidade “extremamente forte” nas regionais Pampulha e Noroeste, e “forte” no Centro-Sul. Em Venda Nova, Norte, Nordeste e Oeste, a chuva era moderada, enquanto no Barreiro a intensidade passou para fraca no momento da atualização.
O alerta severo para chuvas intensas na capital foi emitido via mensagem aos celulares da população e permanece válido até as 8h desta sexta-feira (30). O órgão alerta para a possibilidade de pancadas de chuva com volume entre 20 e 40 milímetros, acompanhadas de raios e rajadas de vento que podem atingir os 50 km/h.
Recomendações de segurança
Diante da intensidade do temporal, a Defesa Civil reforça uma série de medidas de proteção para evitar acidentes:
A população deve ficar atenta aos novos comunicados da Defesa Civil, que monitora a situação. O órgão também pode ser acionado em caso de emergências relacionadas às chuvas através do número 199. Para problemas com a rede elétrica, o contato deve ser feito com a CEMIG, no 116.