O cinema brasileiro alcança mais um marco histórico com a indicação de Adolpho Veloso ao Oscar na categoria de melhor fotografia. O diretor de fotografia brasileiro recebeu a nomeação pelo seu trabalho no filme “Sonhos de trem”, dirigido por Clint Bentley e estrelado por Joel Edgerton e Felicity Jones.
A produção não apenas destacou o trabalho de Veloso, mas também garantiu uma vaga na disputada categoria de melhor filme, competindo com produções como “O agente secreto”, “Bugonia”, “F1”, “Frankenstein”, “Hamnet”, “Marty Supreme”, “Uma batalha após a outra”, “Valor sentimental” e “Pecadores”.
Em declaração exclusiva ao Correio, Adolpho Veloso, que já conquistou o Critics Choice Awards, compartilhou suas perspectivas sobre o momento atual do cinema brasileiro. “O Brasil sempre teve filmes incríveis, talentos incríveis. Vários fatores aconteceram para que isso esteja em voga agora, para o Brasil estar na moda. Eu acho que um grande motivo é a união de todos os brasileiros em relação a isso”, afirmou o diretor de fotografia.
O cineasta também expressou suas esperanças para o futuro do cinema nacional: “Eu espero muito que isso abra portas para muito mais gente, para trazer dinheiro de fora para mais produções brasileiras, para fazerem mais cinema no Brasil. E, acima de tudo, para a gente ter uma porta maior para todos os talentos que a gente tem no Brasil, que são inúmeros”.