Brasil diz na OEA que sequestro de Maduro é “afronta gravíssima”

Brasil diz na OEA que sequestro de Maduro é “afronta gravíssima”

Em reunião da OEA, embaixador brasileiro condena operação militar americana na Venezuela e classifica prisão de Maduro como “sequestro”

O Brasil, por meio do embaixador Benoni Belli, manifestou forte oposição à ofensiva militar realizada pelos Estados Unidos na Venezuela durante reunião do Conselho Permanente da Organização dos Estados Americanos (OEA), em Washington, nesta terça-feira (6).

Durante seu pronunciamento, Benoni Belli, representante permanente do Brasil junto à OEA, expressou severas críticas à operação norte-americana, classificando a captura do presidente venezuelano Nicolás Maduro como “sequestro” e denunciando violações à soberania nacional.

“Os bombardeios no território da Venezuela e o sequestro do seu presidente ultrapassam uma linha inaceitável. Esses atos representam uma afronta gravíssima à soberania da Venezuela e ameaçam a comunidade internacional com um precedente extremamente perigoso”, declarou Belli em seu discurso.

O embaixador brasileiro enfatizou que tanto os ataques quanto a captura de Maduro violam a Carta das Nações Unidas e os compromissos hemisféricos assumidos pelos países da região. Belli também manifestou que o governo brasileiro observa os acontecimentos com “profunda preocupação”, alertando para os riscos institucionais e diplomáticos decorrentes da ação dos Estados Unidos.

A manifestação ocorreu durante reunião na sede da OEA, organização criada em 1948 que tem como objetivo promover a paz, a democracia, a justiça, a solidariedade e a cooperação entre os países do continente. A entidade, que atualmente reúne 35 países independentes das Américas e conta com 70 Estados observadores permanentes, além da União Europeia, também tem como missão defender a soberania, a integridade territorial e a independência dos Estados-membros.

Mais notícias no N3 News

Participe do nosso canal no Whatsapp

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS