Boletim do BC prevê juros altos e inflação estável

Boletim do BC prevê juros altos e inflação estável

Relatório do Banco Central indica que 2026 terá desaceleração econômica, com IPCA controlado e Selic ainda elevada, segundo analistas do mercado

O primeiro Boletim Focus de 2026, divulgado pelo Banco Central nesta segunda-feira (5), apresenta projeções econômicas que sugerem um cenário de estabilidade inflacionária e juros ainda elevados, mesmo com expectativa de redução.

De acordo com o relatório, os analistas do mercado financeiro preveem um panorama econômico marcado por três aspectos principais: desaceleração da atividade econômica, inflação dentro da meta estabelecida e taxa de juros em processo de queda, embora ainda mantendo patamares significativos.

Principais Projeções para 2026:

* O IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) deve encerrar 2026 em 4,06%, mantendo-se dentro da meta definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), que estabelece um objetivo de 3% com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou para menos.

* Para o PIB (Produto Interno Bruto), as projeções indicam um crescimento de 1,80% em 2026, representando uma desaceleração em comparação com a expectativa de 2,26% para 2025.

* A taxa Selic deve chegar a 12,25% ao ano, uma redução de 2,75 pontos percentuais em relação ao patamar atual de 15%.

* O mercado projeta que o dólar encerrará 2026 cotado a R$ 5,50.

O Boletim Focus também menciona a expectativa para o fechamento do IPCA de 2025, previsto em 4,31%, cujos dados oficiais serão divulgados na próxima sexta-feira (9).

Mais notícias no N3 News

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS