Belo Horizonte está em alerta máximo devido à previsão de chuvas intensas nesta quinta-feira (22/1). A Defesa Civil emitiu um comunicado alertando para um volume significativo de precipitação, que pode variar entre 60mm e 80mm até as 8h de sexta-feira (23/1).
O órgão municipal destaca a possibilidade de ocorrência de raios e rajadas de vento que podem atingir aproximadamente 50 km/h, exigindo atenção redobrada dos moradores da capital mineira.
* A Defesa Civil disponibiliza diversos canais de comunicação para manter a população informada sobre riscos meteorológicos:
* Os moradores podem receber alertas pelo Canal Público do WhatsApp sobre chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos e riscos de deslizamentos
* Para receber alertas via SMS, basta enviar uma mensagem com o CEP da residência para o número 40199, sendo um serviço gratuito
* A capital mineira deve registrar entre 200 e 300mm de chuva até sexta-feira (23/1)
* Apenas para esta quinta-feira, a previsão indica possibilidade de até 90mm de precipitação, representando mais de 25% do volume mensal esperado em um único dia
* A média climatológica de precipitações para janeiro em cada regional é de 330,9 milímetros (mm)
De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), para compreender o impacto dessas precipitações, cada milímetro de chuva por minuto equivale a 1 litro de água em uma área de 1 metro quadrado. Portanto, uma precipitação de 20 milímetros significa que cada metro quadrado recebeu 20 litros de água.
Os primeiros dias de 2026 já registraram volumes significativos de chuva em Belo Horizonte, alinhando-se às previsões meteorológicas que indicavam um alto acumulado de precipitação para janeiro, tradicionalmente um dos meses mais chuvosos do ano na região.