O nível da barragem de Juramento, importante fonte de abastecimento de Montes Claros, registrou uma queda significativa no início de 2026, atingindo 64,81% de sua capacidade. Esta marca representa uma redução considerável em comparação com o mesmo período do ano anterior, quando o reservatório estava em 76%.
A Copasa informou que o volume acumulado de chuvas desde dezembro de 2025 alcançou 203,6 milímetros no reservatório. Com capacidade total de 45 milhões de m³, a barragem de Juramento é responsável por 50% do abastecimento da maior cidade do Norte de Minas Gerais.
“Esse percentual varia de acordo com disponibilidade hídrica das demais fontes produtoras, visando garantir a continuidade do fornecimento em quantidade e qualidade, como também preservar o volume armazenado na represa”, explicou a companhia.
O último vertimento da barragem de Juramento ocorreu em 16 de janeiro de 2025, quando foram registrados 168,1 milímetros de chuva na bacia de contribuição da represa entre os dias 1 e 15 daquele mês. O vertimento anterior havia acontecido em fevereiro de 2024.