A Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom) divulgou nesta quarta-feira um estudo revelando que os preços dos combustíveis no Brasil estão superiores aos praticados no mercado internacional. O levantamento indica uma diferença significativa, com a gasolina 12% mais cara e o óleo diesel apresentando uma defasagem média de 5%.
A análise da Abicom destaca que o cenário atual do petróleo apresenta tendência de queda, mesmo após eventos recentes envolvendo a Venezuela e pronunciamentos dos Estados Unidos sobre acesso às reservas petrolíferas sul-americanas.
* A situação atual cria condições favoráveis para importação, conforme destaca a própria Abicom: “Com a redução no câmbio acompanhada pelos preços de referência da gasolina e do óleo diesel no mercado internacional no fechamento do dia útil anterior, o cenário médio de preços está acima da paridade para a gasolina e para o óleo diesel”.
* Entre os cinco polos operacionais da Petrobras analisados, Itacoatiara (AM) registrou a maior defasagem do país, atingindo 8%
* As unidades de Paulínia (SP) e Araucária (PR) apresentaram as menores diferenças, com 4% cada
* Em termos nominais, a defasagem média da gasolina foi de R$ 0,34, enquanto o óleo diesel apresentou diferença de R$ 0,17