A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu uma determinação para o recolhimento imediato do molho de tomate Passata de Pomodoro Di Puglia, da marca Mastromauro Granoro, após detectar risco à saúde dos consumidores. A decisão foi anunciada na quarta-feira (7) e afeta especificamente o lote LM283 do produto.
A medida foi desencadeada após um alerta emitido pela rede RASFF (Sistema de Alerta Rápido para Alimentos e Rações), que identificou a presença de fragmentos de vidro no lote do molho de tomate importado para o Brasil.
* A Anvisa também determinou o recolhimento de quatro lotes de panetones da empresa D”Viez Indústria e Comércio de Chocolates Finos Ltda, após a detecção de fungos nos produtos.
* Em outra ação de vigilância, o suplemento alimentar Neovite Visão, da empresa BL Indústria Ótica Ltda. (Bausch Lomb), teve cinco lotes proibidos: 25G073, S25C004, S25C003, S25C002 e S25G072.
A agência destacou em nota oficial que “Os referidos lotes foram fabricados com Capsicum annuum L. (fruto da páprica), ingrediente não autorizado em suplementos alimentares como fonte de zeaxantina. Além disso, a quantidade de Caramelo IV (caramelo processo sulfito-amônia) nos produtos está acima do limite permitido”.
As determinações da Anvisa incluem a proibição total de comercialização, distribuição, fabricação, importação, divulgação e consumo dos produtos mencionados, visando garantir a segurança dos consumidores brasileiros.