O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky anunciou uma série de importantes reuniões diplomáticas que acontecerão nesta sexta-feira (19) e sábado (20) entre representantes da Ucrânia e dos Estados Unidos, visando discutir um possível cessar-fogo no conflito com a Rússia.
A agenda diplomática prevê encontros separados entre autoridades americanas e delegações tanto ucranianas quanto russas. A cúpula ucraniana já está a caminho dos Estados Unidos, conforme informado por Zelensky, que não participará pessoalmente das negociações, sendo representado por delegados europeus.
* O encontro com a delegação russa acontecerá em Miami, contando com a presença de importantes figuras do governo americano, incluindo Steve Witkoff, enviado especial dos EUA, e Jared Kushner, genro de Trump.
* Do lado russo, as negociações serão conduzidas por Kiril Dmitriev, enviado econômico do presidente Vladimir Putin.
Paralelamente a estas negociações nos Estados Unidos, a Ucrânia também manterá conversações diplomáticas com a China esta semana, através do vice-ministro das Relações Exteriores, em Pequim.
É importante ressaltar que, embora a China mantenha uma aliança com a Rússia, o país asiático frequentemente manifesta apoio às negociações de paz e defende o respeito pela integralidade territorial de todas as nações. No entanto, países ocidentais acusam Pequim de fornecer suporte econômico e componentes para a indústria bélica russa.