Toffoli mantém acareação no STF sobre investigação do Banco Master

Toffoli mantém acareação no STF sobre investigação do Banco Master

Ministro rejeitou pedido da PGR e determinou que dirigentes do Banco Master, ex-presidente do BRB e diretor do Banco Central sejam ouvidos na terça-feira (30/12); processo corre em sigilo

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu manter a acareação prevista na investigação que apura possíveis irregularidades na tentativa de venda do Banco Master ao Banco de Brasília (BRB). A decisão foi tomada após rejeitar pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) que solicitava a suspensão do procedimento.

A decisão de Toffoli, proferida na noite de quarta-feira, 24, ocorreu apenas algumas horas depois do procurador-geral da República, Paulo Gonet, ter encaminhado ao Supremo um parecer defendendo a suspensão do ato. O processo corre em sigilo.

Com a determinação do ministro Toffoli, a acareação está confirmada para terça-feira, 30, e será realizada por videoconferência. O procedimento reunirá:

* Daniel Vorcaro, controlador do Banco Master
* Paulo Henrique Costa, ex-presidente do BRB
* Ailton de Aquino, diretor do Banco Central

O procurador-geral Paulo Gonet havia argumentado que a realização da acareação seria prematura neste momento da investigação, citando que o Código de Processo Penal prevê preferencialmente o uso deste instrumento após o interrogatório dos investigados, quando são identificadas divergências em relação a outros depoimentos.

No entanto, Toffoli entendeu que já existem elementos suficientes nos autos para justificar o confronto de versões, mesmo sem a realização prévia dos interrogatórios formais. A investigação em questão busca esclarecer suspeitas de irregularidades em uma operação estimada em R$ 12,2 bilhões, que não chegou a ser concluída. O Banco Central identificou possíveis problemas na negociação ao analisar a integridade da transação.

Mais notícias no N3 News

Participe do nosso canal no Whatsapp

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS