A Defesa Civil de Juiz de Fora contabilizou 80 ocorrências após o temporal que atingiu a cidade na segunda-feira (15). O órgão registrou diversos casos de alagamentos, deslizamentos e moradores ilhados em diferentes regiões do município.
Em menos de uma hora, a precipitação atingiu aproximadamente 112 milímetros na região Leste, representando cerca de um terço da média histórica mensal da cidade. A Defesa Civil atuou em diversas frentes para atender as emergências.
* 43 casos de alagamentos em diferentes pontos da cidade
* 16 escorregamentos de talude
* 6 situações de inundação
* 3 desabamentos de muro de divisa
* 2 desabamentos de muro de contenção
* 2 ruas danificadas
* 2 ameaças de escorregamento de talude
* 2 orientações técnicas preventivas
* 1 ameaça de desabamento de muro de divisa
* 1 trinca em parede
* 1 desabamento parcial de edificação
* 1 ameaça de desabamento de muro de contenção
O Corpo de Bombeiros realizou o resgate de nove pessoas que ficaram ilhadas no Bairro Vitorino Braga e uma família no Bairro Linhares. Na madrugada de terça-feira (16), os bombeiros também atenderam a uma ocorrência de vazamento de gás na Rua Diva Garcia, no Bairro Linhares, causado pela entrada de água nas residências.
Um deslizamento de terra na Rua Professor Francisco Faria provocou a abertura de uma cratera entre os bairros Bairu e Bonfim, interditando totalmente a via. O incidente resultou no arraste de um veículo para um córrego e no desabamento parcial de uma residência, que precisou ser evacuada.
Na Avenida Dr. Moacir Siqueira, Bairro Jardim do Sul, a força da água danificou o asfalto em uma obra de drenagem, causando a queda de um ônibus do transporte público. Apesar dos danos materiais significativos, não foram registrados feridos ou mortes.
* Linhares: 112,13 mm
* Santa Rita: 106,38 mm
* Centro: 98,97 mm
* Grama: 82,97 mm
* Represa: 81,42 mm
* São Judas: 80,47 mm
* Filgueiras: 73,63 mm
* Monte Castelo: 65,73 mm
A Defesa Civil continua monitorando a situação e prestando assistência às áreas afetadas pelo temporal.