O senador Carlos Viana (Podemos-MG) foi submetido a uma cirurgia neste sábado (6) para a remoção de um tumor no estômago do tipo GIST. O procedimento cirúrgico teve início na manhã de sábado, conforme informado por sua assessoria.
De acordo com informações divulgadas pela equipe do parlamentar, o diagnóstico do tumor foi realizado em março deste ano. Desde então, Carlos Viana vinha realizando tratamento com quimioterapia oral como parte do protocolo médico estabelecido.
O parlamentar publicou um “desabafo” nas redes sociais. Em vídeo, ele agradece as mensagens de apoio à sua recuperação e afirmou que irá vencer “mais uma batalha”.
O senador, que atualmente preside a CPMI do INSS, comissão responsável por investigar descontos indevidos em benefícios do INSS e possíveis irregularidades na oferta de crédito consignado a aposentados e pensionistas, deverá se afastar temporariamente de suas atividades parlamentares. Na última sessão antes do procedimento, realizada na quinta-feira (4), a comissão havia convocado o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), para prestar esclarecimentos. Com o afastamento do senador para recuperação, a previsão é que os trabalhos da comissão sejam retomados em 2026.