Com a chegada do Réveillon, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) divulgou as alterações no funcionamento dos serviços públicos e do comércio na capital mineira. As mudanças afetam o período de 31 de dezembro a 2 de janeiro de 2026, impactando diversos setores da cidade.
Os principais serviços e estabelecimentos terão o seguinte funcionamento durante o Réveillon:
* O Zoológico, Jardim Botânico e Aquário do Rio São Francisco manterão suas atividades de 31 de dezembro a 4 de janeiro, com horários específicos para cada local.
* 48 parques municipais estarão abertos ao público durante a virada do ano até 4 de janeiro, com horários variados. Outros 22 espaços verdes terão acesso livre no período.
* Os cinco cemitérios públicos da cidade funcionarão das 7h às 17h até 2 de janeiro, incluindo os cemitérios da Paz, Saudade, Consolação, Bonfim e Capela Velório do Barreiro.
* Os serviços de urgência e emergência, como o Hospital Metropolitano Odilon Behrens, UPAs, SAMU e Centros de Referência em Saúde Mental manterão funcionamento normal.
* A Guarda Municipal, Defesa Civil e Centro Integrado de Operações continuarão seus trabalhos regularmente.
Os restaurantes populares terão atendimento especial, oferecendo almoço exclusivamente à população em situação de rua nos dias 31 de dezembro, 1º, 3 e 4 de janeiro. No dia 2, o funcionamento será normal.
Quanto aos bancos, não haverá atendimento presencial nem compensações bancárias em 31 de dezembro e 1º de janeiro, conforme informado pela Febraban. O Pix continuará funcionando normalmente 24 horas por dia.
Os supermercados, segundo a Associação Mineira de Supermercados (AMIS), não abrirão suas portas em 1º de janeiro em Belo Horizonte e grande parte da Região Metropolitana, seguindo a Convenção Coletiva de Trabalho do setor.
Os serviços de limpeza urbana, incluindo coleta de lixo domiciliar e seletiva, não funcionarão no primeiro dia do ano, retornando normalmente em 2 de janeiro.