Um rato foi flagrado em uma cena inusitada durante o forte temporal que atingiu Juiz de Fora na última segunda-feira (15). O animal foi visto se agarrando a uma cadeira de bar na Avenida dos Andradas, no Centro da cidade, em uma tentativa desesperada de não ser levado pela enxurrada.
O momento foi registrado pelo fotógrafo Marcelo Ribeiro, que documentou a luta do pequeno roedor contra a força da água. “O rato veio com a enxurrada. Começou a vir muito lixo, muita coisa, muita água, e os ônibus passavam muito rápido, formando aquelas ondas. O rato veio, né, tentando se abrigar, se proteger”, relatou o fotógrafo ao g1 Zona da Mata.
O vídeo, que viralizou nas redes sociais, gerou uma onda de compaixão entre os internautas, com comentários como “Me dá uma dó. Tadinho”, “Que mundo cruel” e “Não te quero perto, mas estou torcendo por você”.
Esta não é a primeira vez que Juiz de Fora registra cenas similares durante temporais. A cidade tem um histórico peculiar de flagrantes de ratos lutando contra enchentes:
* Em 2022, um rato chamou a atenção ao tentar escapar da correnteza se agarrando a um poste
* Em 2023, outro roedor foi filmado se segurando em um tronco de árvore durante uma enxurrada
O fotógrafo Marcelo Ribeiro, que registrou o momento mais recente, comentou que seu histórico como fotojornalista o ajudou a captar a cena inusitada. “Tenho um olhar mais atento para esse inusitado. Acompanhei a trajetória dele. Depois, foi se desvencilhando, pulou de cadeira em cadeira e não o vimos mais”, explicou.
Vale ressaltar que o último temporal afetou cerca de 5 mil moradores de Juiz de Fora, causando diversos transtornos à população.