Uma tragédia abalou a comunidade Icauã, localizada no bairro da Caxangá, Zona Oeste do Recife, quando Isabele Gomes de Macedo, de 40 anos, e seus quatro filhos foram mortos em um incêndio criminoso provocado por seu companheiro, Aguinaldo José Alves, conhecido como Guel. O suspeito foi preso em flagrante e teve sua prisão convertida em preventiva após audiência de custódia.
O caso expôs uma rotina de violência doméstica que a família vivia há tempos. Segundo relatos de vizinhos, Isabele tentava se separar do companheiro, mas não tinha para onde ir com os filhos. A situação era tão grave que as crianças frequentemente pediam socorro através das janelas do barraco onde moravam.
“Ela falava o tempo todo: “Eu não aguento mais, mas é porque eu não tenho onde ficar. Minha mãe disse que ia fazer um primeiro andarzinho em cima da minha casa e eu vou sair desse inferno””, relatou a vizinha Elisângela Machado de Lima.
O incêndio ocorreu no sábado (29), mobilizando uma grande operação do Corpo de Bombeiros:
* O chamado foi registrado às 12h20, com o envio de oito viaturas ao local
* 26 militares participaram da operação de combate às chamas
* O fogo foi controlado apenas por volta das 16h30
* As chamas se espalharam rapidamente entre os barracos de madeira da ocupação
Segundo moradores, Guel mantinha uma postura contraditória: era prestativo com a comunidade, mas extremamente agressivo com a família. “Ele era bonzinho, sempre foi bonzinho [para os vizinhos]. Era um homem bom, simpático, dava bom dia, boa tarde e boa noite. Era legal, educado, mas realmente sempre foi um monstro”, declarou Elisângela.
Isabele vivia em isolamento social forçado, tendo pouco contato com vizinhos devido às restrições impostas pelo companheiro. “Da porta dele, não deixava ela passar. Ela não conversava, saía direto para levar o filho dela para a escola, da escola voltava para casa”, descreveu a vizinha.
Após o crime, o suspeito foi detido pela Polícia Militar quando estava sendo linchado por moradores da comunidade. Ele foi encaminhado a um hospital e posteriormente teve sua prisão preventiva decretada pela Justiça no domingo (30).