A Fifa realizou nesta sexta-feira (5) o sorteio dos grupos da Copa do Mundo de 2026, que será sediada conjuntamente por Estados Unidos, México e Canadá. O México, um dos países-sede, foi sorteado no Grupo A junto com África do Sul e Coreia do Sul, além de uma vaga ainda a ser definida pela repescagem europeia.
O México terá a honra de abrir a Copa do Mundo de 2026 enfrentando a África do Sul, marcando sua 18ª participação em Mundiais desde 1930 e a nona consecutiva desde 1994. Como país-sede, a seleção mexicana já estava automaticamente classificada para o torneio.
Composição e detalhes do Grupo A:
* México: País-sede que fará sua 18ª participação em Copas do Mundo, mantendo uma sequência impressionante de presença no torneio desde 1994.
* África do Sul: Retorna ao Mundial após 16 anos de ausência, tendo se classificado como líder do Grupo C das Eliminatórias da CAF com três vitórias, três empates e duas derrotas. Será sua quarta participação em Copas, buscando pela primeira vez avançar além da fase de grupos.
* Coreia do Sul: Única seleção asiática a se classificar de forma invicta para o Mundial de 2026, com 11 vitórias e cinco empates nas Eliminatórias. Fará sua 12ª participação em Copas e a 11ª consecutiva desde 1986, tendo como melhor resultado o quarto lugar em 2002.
* Vaga em aberto: Será definida na repescagem europeia, com confrontos entre Dinamarca x Macedônia do Norte e Tchéquia x República da Irlanda.
As partidas do Grupo A serão distribuídas entre quatro cidades: Cidade do México e Guadalajara receberão dois jogos cada, enquanto Monterrey e Atlanta sediarão uma partida cada.
O Mundial de 2026, que acontecerá entre 11 de junho e 19 de julho, será histórico por ser o primeiro a contar com 48 seleções, divididas em 12 grupos de quatro times. O novo formato permite que os dois primeiros colocados de cada grupo e os oito melhores terceiros colocados avancem para a fase eliminatória, começando pelos 16-avos de final.
A competição seguirá com as tradicionais fases de oitavas, quartas, semifinal e final, em um formato inédito que promete ampliar ainda mais o alcance e a competitividade do maior torneio de futebol do planeta.
Grupo A: México, África do Sul, Coreia do Sul e Repescagem da Europa D (República Tcheca, Irlanda, Dinamarca ou Macedônia do Norte)
Grupo B: Canadá, Repescagem da Europa A (Itália, Irlanda do Norte, País de Gales ou Bósnia), Catar e Suíça
Grupo C: Brasil, Marrocos, Haiti e Escócia
Grupo D: Estados Unidos, Paraguai, Austrália e Repescagem da Europa C (Turquia, Romênia, Eslováquia ou Kosovo)
Grupo E: Alemanha, Curaçao, Costa do Marfim e Equador
Grupo F: Holanda, Japão, repescagem da Europa B (Ucrânia, Suécia, Polônia ou Albânia) e Tunísia
Grupo G: Bélgica, Egito, Irã e Nova Zelândia
Grupo H: Espanha, Cabo Verde, Arábia Saudita e Uruguai
Grupo I: França, Senegal, Repescagem Intercontinental 2 (Bolívia, Suriname ou Iraque) e Noruega
Grupo J: Argentina, Argélia, Áustria e Jordânia
Grupo K: Portugal, Repescagem Intercontinental 1 (RD Congo, Jamaica ou Nova Caledônia) Uzbequistão e Colômbia
Grupo L: Inglaterra, Croácia, Gana e Panamá