O presidente Luiz Inácio Lula da Silva revelou nesta quarta-feira (17) que ofereceu ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a mediação brasileira para resolver as tensões entre os EUA e a Venezuela. A proposta foi apresentada durante encontro entre os dois líderes.
Durante a última reunião ministerial do ano, realizada na Residência Oficial da Granja do Torto, em Brasília, Lula enfatizou seu compromisso com uma política de paz continental.
“Eu quero que o Brasil tenha uma política de paz, porque este continente é um continente de paz. Aqui nós não temos armas nucleares, aqui nós não temos há 200 anos o hábito da guerra. E é por isso que eu falei com o presidente Trump: o poder da palavra pode valer mais do que o poder da arma. Custa menos e demora menos se a gente tiver disposição de fazer”, declarou o presidente brasileiro.
O petista reforçou sua oferta de mediação ao líder norte-americano, destacando a disposição do Brasil em contribuir para o diálogo: “Eu disse ao Trump: “se você tiver interesse de conversar com a Venezuela corretamente, nós temos como contribuir.” Agora, é preciso ter vontade de conversar, é preciso ter paciência”.
Lula também expressou preocupação com a estabilidade regional, especialmente em relação às decisões dos Estados Unidos que podem afetar a América Latina. “Estou preocupado com a América Latina. Estou preocupado com as atitudes do presidente Trump com relação à América Latina, com as ameaças. Nós vamos ter que ficar muito atentos com essa questão”, alertou o presidente.