O presidente Luiz Inácio Lula da Silva manifestou-se sobre a polêmica envolvendo a indicação do advogado-geral da União, Jorge Messias, ao Supremo Tribunal Federal (STF). Em entrevista à TV Verdes Mares, o presidente expressou incompreensão sobre a controvérsia gerada em torno da nomeação.
A situação ganhou destaque devido à resistência do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), que demonstrava preferência pelo senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) para o cargo. O impasse tem gerado tensão entre o Executivo e o Legislativo, levando senadores e membros do governo a buscarem uma solução para a crise.
“Sinceramente, eu não entendo o porquê da polêmica. Não é o primeiro ministro que eu indico. Eu já indiquei oito ministros. Eu simplesmente escolho uma pessoa, mando para o Senado, e o Senado, então, faz um julgamento para saber se a pessoa está qualificada ou não. Eu não sei porque foi transformada num problema político dessa monta”, declarou Lula.
O presidente demonstrou tranquilidade em relação ao processo e defendeu a qualificação profissional de Messias para o cargo. “Eu espero que seja resolvido. Eu estou muito tranquilo com relação a isso. Eu cumpri com o meu papel, mas tem um nome que eu entendo que tem qualificação profissional para ser ministra da Suprema Corte. Qualificação comprovada como advogado-geral da União”, afirmou na entrevista.