O atacante Kaio Jorge, do Cruzeiro, está próximo de conquistar a artilharia do Campeonato Brasileiro sem precisar entrar em campo. Com 21 gols marcados na competição, o artilheiro celeste deve se beneficiar da ausência de seu principal concorrente, Arrascaeta, que soma 18 gols e não deve atuar na última rodada contra o Mirassol devido ao foco do Flamengo na Copa Intercontinental da FIFA.
A disputa pela artilharia do Brasileirão apresenta o seguinte cenário:
* Kaio Jorge lidera isolado com 21 gols marcados pelo Cruzeiro
* Arrascaeta ocupa a segunda posição com 18 gols, mas não deve jogar a última rodada
* Vitor Roque, do Palmeiras, aparece em terceiro com 16 gols
* Vegetti, do Vasco, soma 15 gols
* Rayan, também do Vasco, tem 14 gols
Para ultrapassar Kaio Jorge na artilharia, Vitor Roque precisaria marcar seis gols contra o Ceará na última rodada, ou cinco para igualar a marca. Já os vascaínos Vegetti e Rayan necessitariam de façanhas ainda maiores no confronto contra o Atlético: seis ou sete gols para Vegetti, e sete ou oito para Rayan.
Se confirmada a artilharia, Kaio Jorge proporcionará ao Cruzeiro um feito histórico que não acontece desde 1970, quando Tostão terminou a Taça Roberto Gomes Pedrosa como artilheiro da elite nacional. Curiosamente, naquele ano, assim como pode acontecer em 2023, o Cruzeiro terminou na terceira colocação, atrás do Palmeiras, com um time carioca conquistando o título.
O próximo compromisso de Kaio Jorge será nesta quinta-feira (4), quando o Cruzeiro enfrenta o Botafogo no Mineirão, às 19h30, pela penúltima rodada do Brasileirão.