As autoridades japonesas emitiram um alerta para as regiões norte e leste do país sobre a possibilidade de um megaterremoto nos próximos dias. O aviso surge após um terremoto de magnitude 7,5 ter atingido o país na noite de segunda-feira (8), resultando em mais de 30 pessoas feridas.
A Agência de Meteorologia do Japão alertou sobre a possibilidade de um “potencial megaterremoto”, solicitando que os residentes das regiões de Hokkaido a Chiba mantenham-se em estado de alerta durante os próximos sete dias.
Durante coletiva de imprensa, Morikubo Tsukasa, autoridade do Escritório do Gabinete do Japão, explicou: “Com base nas estatísticas de terremotos em todo o mundo até agora, isso significa que, ao longo dos próximos sete dias, existe a possibilidade de que um terremoto de grande escala, com magnitude de 8 ou superior, possa ocorrer como um tremor subsequente ao longo da Fossa do Japão e da Fossa de Chishima, perto de Hokkaido. Não está claro se um terremoto de grande escala ocorrerá. Mas espero que as pessoas tomem medidas de prevenção de desastres com base na ideia de que estarão protegendo suas próprias vidas.”
O professor Imamura Fumihiko, da Universidade de Tohoku, em declaração à agência de notícias NHK, enfatizou a importância da preparação: “Para se preparar para um tsunami, as pessoas devem localizar o centro de evacuação mais próximo e procurar saber como buscar abrigo, para que possam manter a calma e tomar medidas rápidas e apropriadas”.
* Verificar rotas de evacuação
* Preparar kits de emergência
* Fixar móveis adequadamente
* Estocar alimentos e água
* Manter banheiros portáteis disponíveis
As autoridades alertam que, caso ocorra, o megaterremoto pode desencadear um tsunami ao longo da costa do Pacífico do Japão, afetando toda a região de Hokkaido a Chiba.