Itália pede garantias sobre segurança de presídios do Brasil antes de definir extradição de Zambelli

Itália pede garantias sobre segurança de presídios do Brasil antes de definir extradição de Zambelli

Corte de Apelação adia decisão para 18 de dezembro e aguarda resposta oficial sobre condições do sistema prisional; defesa alega riscos à saúde da deputada, presa em Roma

A Justiça italiana adiou a decisão sobre a extradição da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) e solicitou ao governo brasileiro informações detalhadas sobre as condições de segurança do sistema prisional. O objetivo é assegurar que não haverá riscos à vida da parlamentar caso seja transferida para cumprir pena no Brasil.

A deputada, que está detida desde julho na penitenciária feminina de Rebibbia, em Roma, foi condenada pelo Supremo Tribunal Federal a dez anos de prisão por sua participação na invasão aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça e inclusão de documentos falsos em 2023.

A unidade prisional italiana onde Carla Zambelli está detida é conhecida por abrigar presas ligadas ao crime organizado e enfrenta problemas de superlotação. Segundo dados recentes, o local mantém 369 detentas, embora tenha capacidade para apenas 272 pessoas.

O advogado de defesa, Fábio Pagnozzi, busca impedir a extradição alegando que a deputada possui comorbidades. Como alternativa, solicita que, caso permaneça na Itália, Zambelli possa cumprir a pena em regime domiciliar.

A Corte de Apelação da Itália remarcou a definição do caso para 18 de dezembro, aguardando as informações solicitadas ao governo brasileiro sobre as condições de custódia e proteção que serão oferecidas à parlamentar.

Mais notícias no N3 News

Participe do nosso canal no Whatsapp

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS