O Flamengo está a um passo de conquistar seu nono título do Campeonato Brasileiro. Após a conquista do tetracampeonato da Libertadores contra o Palmeiras em Lima, o clube carioca pode alcançar sua principal meta da temporada nesta quarta-feira (3/12), às 21h30, diante do Ceará.
Com 75 pontos contra 70 do Palmeiras, o Rubro-negro precisa apenas de uma vitória para garantir o título nacional e encerrar um jejum de cinco anos. A conquista também pode vir caso ambas as equipes empatem ou percam seus jogos, já que o Palmeiras enfrenta o Atlético-MG na Arena MRV.
O presidente Luiz Eduardo Baptista, o Bap, estabeleceu o Brasileirão como prioridade desde o início de seu mandato. “Este ano, com toda certeza, o Brasileirão é prioridade no Flamengo. Assunto discutido há muito tempo”, afirmou o dirigente em março, destacando a importância da competição nacional.
“Se ganhar Copa do Brasil e Libertadores, você ganha R$ 203 milhões em jogos mata-mata. Brasileirão você ganha R$ 42 milhões jogando 38 partidas. O que vale para o torcedor? No nosso entendimento, vale mais o Brasileirão”, explicou Bap em entrevista à FLATV.
A conquista do título hoje seria especialmente importante considerando o calendário do clube. O Flamengo tem pela frente a Copa Intercontinental, com estreia marcada para o dia 10 contra o Cruz Azul do México. Uma possível folga no fim de semana contra o Mirassol seria fundamental para a preparação da equipe.
O técnico Filipe Luís comentou sobre o momento do clube após a conquista da Libertadores: “Hoje, é um clube organizado, estruturado, com futuro. Faz muito bem o planejamento das temporadas seguintes e isso nos dá a possibilidade de lutar por títulos, não a garantia de ganhar”.
Para o confronto decisivo, o Flamengo conta com força máxima, tendo apenas o desfalque do centravante Pedro. Do lado do Ceará, que luta contra o rebaixamento, Matheus Bahia e Willian Machado estão suspensos, enquanto Luiz Otávio está lesionado.
A partida representa a 74ª do Flamengo na temporada, e a vitória significaria não apenas o título nacional, mas também um período de descanso importante visando os próximos desafios internacionais.