Os Estados Unidos realizaram seu primeiro ataque em território venezuelano, conforme confirmação do presidente Donald Trump nesta segunda-feira (29). A operação, conduzida pela CIA (Agência Central de Inteligência), teve como alvo uma instalação portuária supostamente utilizada por narcotraficantes, de acordo com reportagem do jornal “The New York Times”.
Trump confirmou que houve “uma grande explosão na área do cais onde eles carregam os barcos com drogas”, afirmando que a área “não existe mais”. No entanto, recusou-se a especificar se novos ataques serão realizados contra a Venezuela.
Cronologia dos eventos:
* Na sexta-feira (26), Trump mencionou pela primeira vez a operação durante entrevista à rádio WABC de Nova York, sem confirmar o local específico do ataque
* No domingo (28), o “The New York Times” publicou reportagem revelando que fontes do governo americano confirmaram que o alvo era uma instalação na Venezuela
* Na segunda-feira (29), Trump oficialmente confirmou o ataque ao território venezuelano, embora tenha se recusado a especificar se a operação foi conduzida pelas Forças Armadas ou pela CIA
A operação marca uma escalada significativa na campanha de pressão dos EUA contra o governo de Nicolás Maduro, que já incluía:
* Elevação da recompensa para US$ 50 milhões por informações que levassem à prisão de Maduro
* Envio de aparato militar para o Mar do Caribe, incluindo caças, navios de guerra e um porta-aviões
* Apreensão de navios petroleiros venezuelanos e imposição de bloqueio contra embarcações alvo de sanções
Segundo informações da imprensa internacional, os Estados Unidos planejavam iniciar uma nova fase de operações relacionadas à Venezuela desde novembro. Fontes da Reuters indicaram que operações encobertas seriam a primeira etapa das novas ações contra Maduro.
Até o momento da última atualização, nem o Pentágono nem o governo da Venezuela se pronunciaram sobre o ataque. O jornal “The New York Times” também reportou que os Estados Unidos têm interesse nas reservas de petróleo venezuelanas, consideradas as maiores do mundo.