Uma estátua do escritor Roberto Drummond foi encontrada derrubada na Praça da Savassi, região Centro-Sul de Belo Horizonte, nesta segunda-feira (22). O monumento, que é considerado patrimônio cultural do município, já havia sido alvo de vandalismo anteriormente.
Câmeras de segurança registraram o momento em que a obra tombou quando uma pessoa se aproximou dela, por volta das 2h.
Este não é um caso isolado de vandalismo contra monumentos na região. Em 2022, a mesma estátua de Roberto Drummond foi alvo de pichações com spray, e outro monumento, a estátua de Henrique Lisboa, também sofreu danos significativos, tendo seus braços arrancados e olhos pintados de vermelho.
Após os incidentes de 2022, as esculturas de bronze passaram por um processo completo de restauração e foram reposicionadas em seus locais originais em 2023. Até o momento, não há informações sobre as circunstâncias exatas que levaram à queda do monumento.
A Prefeitura de Belo Horizonte ainda não se pronunciou sobre o caso até a última atualização desta reportagem.
Homenagem ao autor
Roberto Drummond é autor de “Hilda Furacão”, romance publicado em 1991 e adaptado em 1998 para a televisão, em minissérie.
Ele foi vencedor em 1975, como autor revelação, do prêmio Jabuti, o principal da literatura brasileira, por “A morte de DJ em Paris”. Nascido em Ferros (MG) em 1933, Roberto Drummond morreu em Belo Horizonte em 2002, aos 68 anos.