Detentora dos naming rights, Betano liderou os ganhos na final da Copa do Brasil no Maracanã

Detentora dos naming rights, Betano liderou os ganhos na final da Copa do Brasil no Maracanã


Marca teve retorno superior a R$ 1 milhão ao longo das transmissões da partida que deu o tetra da Copa do Brasil ao Corinthians

Dona dos naming rights da Copa do Brasil, a Betano foi a marca com maior retorno financeiro estimado nas placas digitais do Maracanã no último domingo (22). Ao longo da partida que deu o tetracampeonato do torneio para o Corinthians, a Betano ultrapassou a marca de R$ 1 milhão em 10 minutos e 36 segundos de exposição nas transmissões da GeTV, Globo, Sportv e Amazon Prime. 

Os dados são de um estudo desenvolvido pela AuraSight, plataforma que usa IA para mensurar o valor da exposição de marcas em transmissões ao vivo e publicações em redes sociais.

Betnacional (R$ 862,7 mil em 8 minutos e 35 segundos) e Superbet (811,4 mil em 8 minutos e 7 segundos) fecham o “pódio” das marcas que mais obtiveram retorno na grande final. Vale ressaltar que entre as oito marcas que mais saíram ganhando no duelo entre Corinthians e Vasco, cinco são de apostas esportivas. 

Cazé “domina” as redes
A empresa também considerou o impacto das redes sociais sobre a exposição das marcas. A movimentação nas redes pegou a prévia da partida – com o rescaldo da repercussão do jogo de ida – e o pós-jogo, com a celebração do título corinthiano e a disseminação de lances do jogo. Entre o dia 20 e as 15h do dia 22 de dezembro, foram 1,3 milhão de conteúdos originais relacionados à partida. 

Pegando o recorte das cinco postagens mais vistas no Instagram sobre o evento, foram alcançados 17,7 milhões de usuários únicos. Desses conteúdos, quatro foram postados pela CazéTV e um pela Nike, fornecedora do material esportivo do Corinthians. “Juntas, essas publicações geraram um valor estimado de US$ 363 mil em mídia espontânea, o que equivale a mais de R$ 2 milhões”, destaca George Gomes, CTO da AuraSight. 

Ele chama a atenção para a concentração de conteúdos publicados por usuários de São Paulo e Rio de Janeiro, mesmo se tratando de duas torcidas nacionais. “Mais de um terço dos posts sobre a segunda partida da final partiram de São Paulo. Somando com o Rio de Janeiro, são 63% do total de conteúdos”, destaca. 

O impacto nos dois maiores mercados brasileiros também foi visto em audiência. Em São Paulo, a Globo somou 26 pontos de audiência, maior número desde outubro de 2022, na cobertura do segundo turno das eleições presidenciais. No Rio, foram 27 pontos, com aumento de 59% na comparação com os últimos quatro domingos. 

O cálculo
Para medir o valor das placas digitais, a AuraSight considera quatro variáveis: o tamanho do logo na tela, a localização da marca, o tempo de exposição e a divisão da atenção com outros logos mostrados no mesmo momento. Para as redes sociais, é utilizada uma lógica similar a da usada na tv na observação de vídeos e imagens. 

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João Macêdo
Jornalista formado pela Universidade Federal de Pernambuco, com experiência em redação, assessoria de imprensa e análise de dados.

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