A ex-presidente da Argentina, Cristina Kirchner, foi internada às pressas neste sábado (20) no Sanatório Otamendi, em Buenos Aires, após apresentar fortes dores abdominais. Após exames, foi diagnosticada com apendicite aguda e precisou passar por procedimento cirúrgico de emergência.
De acordo com o comunicado oficial do hospital, Kirchner deu entrada na unidade com sintomas compatíveis com síndrome apendicular aguda, diagnóstico que foi posteriormente confirmado. “A paciente foi submetida, durante a tarde, a uma cirurgia laparoscópica, que confirmou o diagnóstico de apendicite com peritonite localizada, evoluindo até o momento sem complicações pós-operatórias”, informou a instituição.
Esta foi a primeira vez que Cristina Kirchner deixou sua residência desde 18 de junho, quando foi condenada a seis anos de prisão por corrupção pelo 2º Tribunal Federal da Argentina. Atualmente com 72 anos, a ex-presidente cumpre pena em seu apartamento, localizado na região central de Buenos Aires, utilizando tornozeleira eletrônica.
Vale ressaltar que Cristina Kirchner enfrenta ainda outro processo judicial por corrupção, conhecido como “escândalo dos Cadernos”, que começou a ser julgado em novembro. Neste caso, ela é acusada pelo Ministério Público de liderar uma associação criminosa, em uma investigação considerada a maior já realizada na história argentina, envolvendo 87 réus, incluindo ex-funcionários do governo e empresários. Se condenada, poderá receber uma pena adicional de seis anos de prisão.
A ex-presidente segue em recuperação após o procedimento cirúrgico, sem apresentar complicações pós-operatórias, conforme informado pela equipe médica.