Comissão da Câmara de BH aprova PL que encaminha pessoas em situação de rua para suas cidades de origem

Comissão da Câmara de BH aprova PL que encaminha pessoas em situação de rua para suas cidades de origem

Projeto aprovado em primeiro turno na Câmara Municipal de Belo Horizonte prevê criação de Pontos Municipais de Migração para acolhimento

A Câmara Municipal de Belo Horizonte aprovou em primeiro turno um projeto de lei que estabelece a criação dos Pontos Municipais de Migração (PMMs), destinados ao acolhimento e encaminhamento de pessoas em situação de rua para suas cidades de origem.

O projeto, apresentado pelo vereador Vile Santos (PL), recebeu parecer favorável de constitucionalidade da Comissão de Legislação e Justiça (CLJ) nesta terça-feira (23). A proposta se diferencia de outro projeto do mesmo vereador, que focava apenas no custeio pela prefeitura do retorno dessas pessoas.

* Os PMMs serão instalados em locais estratégicos de Belo Horizonte, como a rodoviária, onde há maior fluxo de chegada de pessoas em situação de rua.

* O programa funcionará como uma extensão do “De Volta Pra Minha Terra”, conforme explicou o vereador Vile Santos: “Esse projeto não é nada mais, nada menos que uma extensão do “De Volta Pra Minha Terra”, onde a prefeitura vai identificar pontos focais de chegadas de pessoas em situação de rua em Belo Horizonte, para fazer o acolhimento e, possivelmente, o estudo para o retorno também das pessoas para as suas cidades de origem”.

* Os pontos contarão com equipes de assistência social e Guarda Municipal, segundo destacou o vereador: “Então, são os pontos de migração, em pontos focais ao aonde chegam essas pessoas, rodoviária, entre outros pontos. A prefeitura vai identificar, instalando ali um posto com assistência social, com Guarda Municipal, e algo do tipo”.

Entre as principais atribuições dos PMMs estão a identificação dos migrantes recém-chegados, coleta de informações, verificação de documentos, incluindo histórico criminal e mandados judiciais pendentes, além da avaliação das condições de vida do migrante, observando questões como dependência química ou riscos à integridade física.

O projeto prevê ainda a inclusão dos migrantes em programas e políticas públicas municipais que possibilitem o retorno às suas cidades de origem, sem estabelecer qualquer tipo de obrigatoriedade ou coerção.

Mais notícias no N3 News

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS