Estrutura de 3 metros de altura e 21 metros lineares apresenta inclinação e já teve parte tombada; Defesa Civil isola perímetro e orienta evacuação preventiva
As fortes chuvas que atingiram a capital mineira nas últimas horas colocaram em risco uma estrutura no Bairro Nossa Senhora da Conceição, região Leste de Belo Horizonte. Um muro de aproximadamente 3 metros de altura e 21 metros lineares, pertencente a uma residência de dois pavimentos localizada na Rua Sacramento, 699, apresentou sinais de colapso iminente nesta quinta-feira.
Conforme relatos e avaliação técnica, parte do muro já teria cedido (tombado) e o restante da estrutura estaria inclinada, com risco de queda. O local fica atrás do Hospital Evangélico, especificamente ao lado do refeitório da unidade de saúde.
Diante do perigo, a Defesa Civil foi acionada e realizou uma vistoria no local. O perímetro que poderia ser atingido por uma eventual queda da estrutura foi isolado preventivamente. Não há registro de vítimas.
Evacuações preventivas
Como medida de segurança, moradores da casa ao qual o muro pertence foram orientados a evacuarem o imóvel até a chegada dos técnicos. A residência recebeu interdição parcial, e os ocupantes foram aconselhados a não permanecer no local, caso tenham onde ficar, até que os reparos necessários sejam realizados.
Do lado do hospital, a administração também agiu com cautela. Os 1º e 2º pavimentos de uma edificação anexa ao prédio principal – que abriga a cozinha, o refeitório e uma área administrativa – foram evacuados. Funcionários receberam a orientação expressa de não acessarem a zona de risco, que poderia sofrer com o desabamento por colapso estrutural do muro.
Impacto controlado no hospital
De acordo com informações da unidade hospitalar, a rotina de atendimentos e serviços não sofreu grande impacto. O ajuste foi necessário apenas nas áreas diretamente ameaçadas, que são de apoio, e não no bloco principal de internações e pronto-socorro. A administração local está acompanhando as ações da Defesa Civil para o restabelecimento total da segurança na área.
A Defesa Civil permanece no local monitorando a situação e coordenando as ações para a estabilização e manutenção da estrutura comprometida. A previsão para o início dos reparos ainda não foi informada.