Câmara aprova dosimetria das penas pelo 8 de janeiro; Bolsonaro poderá sair do regime fechado em dois anos

Câmara aprova dosimetria das penas pelo 8 de janeiro; Bolsonaro poderá sair do regime fechado em dois anos

Projeto que reduz penas dos condenados pelos ataques de 8 de janeiro foi aprovado com 291 votos favoráveis após noite tumultuada na Casa

A Câmara dos Deputados aprovou na madrugada desta quarta-feira (10/12) o projeto de lei que prevê a redução das penas dos condenados pelos ataques de 8 de janeiro. A votação, marcada por momentos de tensão e confusão, resultou em 291 votos favoráveis e 148 contrários ao chamado PL da Dosimetria.

 A proposta reduz penas de acordo com o tipo de condenação. No caso do ex-presidente Jair Bolsonaro, a pena seria reduzida a 50%, por ele ter sido condenado, entre outros crimes, por liderar organização criminosa. Dessa forma, Bolsonaro teria de cumprir uma pena total de 13 anos e teria direito a progressão de regime após dois anos de reclusão. Segundo o deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), o presidente está ciente do projeto, tendo sido comunicado por Flávio Bolsonaro em visita na semana passada. Ainda de acordo com ele, Bolsonaro deu aval ao texto.

O processo de votação foi caracterizado por diversos momentos de tumulto e confronto entre parlamentares, iniciando-se com o anúncio surpresa da inclusão do projeto na pauta pelo presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), na manhã de terça-feira (9/12).

Principais acontecimentos da sessão:

* A bancada governista tentou retirar o projeto da pauta, mas foi derrotada por 294 votos a 146, mantendo a análise da proposta para votação

* O deputado Glauber Braga (PSOL-RJ) protagonizou um momento de tensão ao ocupar a Mesa Diretora da Câmara, após Motta anunciar a análise de um processo que pode resultar na cassação de seu mandato

* A Polícia Legislativa precisou intervir, retirando o deputado Glauber Braga à força, e ordenou a saída dos jornalistas do local. Durante o tumulto, o sinal da TV Câmara e a transmissão pelo YouTube foram interrompidos

A votação do projeto teve início próximo à meia-noite e sua aprovação ocorreu por volta das 2h30 da madrugada. Na sequência, os parlamentares seguiram com a análise dos destaques, que se estendeu até aproximadamente 4h.

O projeto agora segue para análise do Senado e, posteriormente, precisará passar pela sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que poderá vetá-lo total ou parcialmente. Em caso de vetos presidenciais, o Congresso ainda terá a possibilidade de derrubá-los em votação posterior.

Mais notícias no N3 News

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS